Nissan Leaf
A Nissan apresentou o Leaf, o seu primeiro carro eléctrico de produção que será comercializado a partir de 2010, possivelmente com baterias produzidas na fábrica que a marca vai instalar em Portugal.
Com capacidade para albergar cinco ocupantes, o Leaf é movido por um motor eléctrico de 80 kW, o equivalente a mais de 100 cavalos de potência, e 280 Nm de binário máximo, possui uma autonomia de 160 km e é capaz de alcançar os 140 km/h de velocidade máxima. A bateria de iões de lítio, colocada sob o piso do veículo para não comprometer o espaço do habitáculo ou de carga, pode ser carregada até 80% em 30 minutos, com a carga completa a demorar oito horas numa tomada de 200 V.
Para melhorar a utilização do Leaf, a Nissan criou um sofisticado sistema de assistência a veículos eléctricos que fornece informações sobre os níveis de energia da bateria, autonomia, indica os postos mais próximos para o carregamento da bateria. Além destas informações, este sistema permite ao condutor monitorizar o estado da carga do veículo eléctrico através de um website online ou um telemóvel. Por exemplo, quando a bateria se encontra completamente carregada, é enviada uma mensagem de aviso para o telemóvel. As funções de controlo remoto adicionais incluem ligar e desligar o sistema de carregamento ou definir o temporizador do ar condicionado.
O Leaf, que deverá chegar aos mercados norte-americano, nipónico e europeu no final do ano, com preços próximos aos de um modelo do segmento C, será o primeiro de uma gama de quatro modelos que o construtor está a desenvolver.
Fonte:Autoportal