Citroen C-Zero
Zero litros de gasolina, zero emissões de CO2, zero ruídos! Com o C-Zero, a Citroën enriquece a sua oferta no segmento dos pequenos veículos com uma solução 100% eléctrica. Previsto para o último trimestre de 2010, o Citroen C-Zero, desenvolvido em colaboração com a Mitsubishi - irmão gémeo do Mitsubishi i-MiEV e Peugeot iOn -, constituirá a segunda proposta da marca em matéria de veículos eléctricos, juntando-se ao Berlingo First Eléctrico, desenvolvido com a Venturi. No mercado francês, estes dois modelos estão ao abrigo do programa governamental que oferece um bónus de 5000 euros na compra de um veículo eléctrico.
Com quatro lugares e uma bagageira que oferece 170 litros de capacidade, o C-Zero está equipado com um motor síncrono com íman permanente que debita 64 cv entre as 3000 e as 6000 rpm e um binário máximo de 180 Nm a partir das 2000 rpm. A potência é transmitida às rodas traseiras através de um redutor.
A alimentação do motor é assegurada por baterias do tipo «Lithium ion», colocadas debaixo dos bancos dos passageiros. A sua recarga é feita através de um cabo que pode ser ligado a uma qualquer tomada doméstica de 220 v. Uma carga total leva 6 horas a ser cumprida. É possível, através de uma tomada trifásica (400 v) carregar 80 por cento da bateria em apenas 30 minutos.
A autonomia anunciada é de cerca de 130 quilómetros (ciclo misto normalizado), o que lhe permite aventurar-se sem problemas num ambiente extra-urbano. Em França, 70 por cento dos trajectos quotidianos semanalmente feitos com automóveis, são inferiores a 30 quilómetros, para uma média global de 40 quilómetros.
Ao nível do seu desempenho, a Citroen anuncia uma velocidade máxima de 130 km/h, uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em cerca de 15 segundos e retomas de aceleração dos 60 aos 90 km/h em 6 segundos.
A marca revela ainda que, quando chegar ao mercado, o C-Zero vai destacar-se igualmente pelo equipamento de conforto e segurança: incluindo direcção assistida, ABS, ASR, ESP, vidros eléctricos, 6 airbags, caixa telemática autónoma para a chamada de emergência e o ar condicionado.
Fonte:Autoportal